RIO DE JANEIRO EM DEBATE NO CASTELINHO DO FLAMENGO

As transformações sofridas pelo Rio de Janeiro e as perspectivas da cidade para o futuro estarão em debate no próximo sábado, 18/8, às 15 horas, com os arquitetos Adir Ben Kauss, Nireu Cavalcanti e Helio Brasil, no Castelinho do Flamengo (Praia do Flamengo, 158).

Após o debate, haverá a leitura teatral do conto “Um alguidar cheio de frutas” (do livro O perfume que roubam de ti, de Helio Brasil), com as atrizes Claudiana Cotrim e Vanja Freitas, e a participação da cantora Dilma Oliveira. 

O evento, “Rio, eu gosto de você! – Saudade, cidade, amanhã”, faz parte da programação do centenário do Castelinho do Flamengo, Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho.

Debatedores

 

Adir Ben Kauss, arquiteto e urbanista, foi presidente do IABRJ (86/91), do Conselho Municipal de Cultura (88/90) e da FEEMA/CECA (91/94), subsecretário estadual de Planejamento (98/06) e diretor técnico da CEHAB (2006). É titular de escritório de projetos arquitetura e planejamento urbano desde 1980, contista nas horas vagas e cronista semanal do Jornal do Brasil.

Nireu Cavalcanti, arquiteto e escritor, considerado uma das maiores autoridades em história do Rio de Janeiro, é autor de O Rio de Janeiro setecentista: A vida e a construção da cidade da invasão francesa até a chegada da corte, um clássico da historiografia carioca, e de Santa Cruz: Uma paixão, da coleção Cantos do Rio (Prefeitura do Rio de Janeiro / Relume-Dumará, 2004).

Helio Brasil, também arquiteto e escritor, tem o Rio de Janeiro de ontem e de hoje como cenário de grande parte dos seus trabalhos ficcionais, como os romances Ladeira do Tempo-Foi e A última adolescência, além de vários contos de O perfume que roubam de ti, entre outros livros. Publicou também São Cristóvão, memória e esperança, da coleção Cantos do Rio.

Transformações

 

“Há saudosismo, admiração e tristeza diante de perdas inexplicáveis e anunciadas que têm acontecido no Rio de Janeiro”, comenta Helio Brasil, que será moderador do debate. Segundo o arquiteto, as propostas urbanas para o Rio, desde os Planos mais abrangentes aos mais limitados, ameaçam fracassar.

“Algumas transformações são inevitáveis, outras são desastrosas, e outras, embora bem intencionadas, são mal direcionadas”, diz ele. “Por isso é importante ouvir urbanistas, sociólogos e outros cidadãos que amam a cidade e a querem recuperada em seu encanto e prestígio.”

Serviço:

 

Evento: “Rio, eu gosto de você! – Saudade, cidade, amanhã”.

Sábado, 18 de agosto, 15 horas.

Além do debate e da leitura teatral, a Synergia Editora promove relançamento dos livros Ladeira do Tempo-Foi e O perfume que roubam de ti, de Helio Brasil.

Local: Castelinho do Flamengo (Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho).
Praia do Flamengo, 158 – Flamengo, Rio de Janeiro, RJ.

 

Downloads

Para baixar esta publicação entre com seu nome e e-mail. Fill out your e-mail and name to download this publication.