Seja um autor

A Synergia é referência em publicações na área de Energia e vem ampliando a cada ano seu portfólio para outras áreas como Direito, Ciência & Tecnologia, P&D, Engenharia, Economia, Gestão e Negócio, Química... Reconhecida pela qualidade editorial de suas publicações, deseja ampliar ainda mais seu catálogo para áreas da Medicina, Biologia, Mecânica e demais áreas do conhecimento, tudo sob um único selo. Nossa presença internacional se destaca pela tradução de livros para a China (Novo modelo do setor elétrico brasileiro, de Mauricio Tolmasquim), para o inglês (Cinética e reatores, de Martin Schmal) e O direito de energia no contexto ibero-brasileiro, de Caio Cavalcanti (Coord.): Brasil, Espanha e Portugal.

Nossa já longa história é o resultado de uma sinergia entre autores e colaboradores comprometidos com a qualidade editorial e com a disseminação do conhecimento, cujo livro, acreditamos ser insubstituível.

Caso queira enviar um projeto editorial para análise, entre em contato conosco. Será um prazer tê-lo como nosso autor.

 

 
Dados Pessoais
Sobre a obra

Separe os valores com vírgula (,)


PUBLIQUE SUA TESE, DISSERTAÇÃO, MONOGRAFIA ETC.

Adaptação de trabalhos diversos para o formato de livro

Trabalhos acadêmicos como teses, dissertações e apostilas têm estrutura, linguagem, normas da ABNT diferentes daquelas utilizadas em livros. Por isso, é necessário adaptar o conteúdo para um livro comercial.

As inúmeras citações, notas de rodapé, referências bibliográficas e notas explicativas, são importantes quando se trata de trabalho acadêmico. Porém, nos livros, seu excesso prejudica a leitura, interrompendo a linha de raciocínio do leitor, toda vez que tiver que remeter-se às explicações nelas contidas.

Um livro comercial deve conter apenas as informações realmente imprescindíveis. Assim, sempre que possível, a eliminação de apêndices e anexos é desejada e torna a leitura mais objetiva.

Providenciar toda e qualquer atualização de dados pesquisados antes da entrega do original para avaliação, evita atualizações durante o processo de produção.

Importante eliminar referências ao projeto acadêmico. Por exemplo: “Esta tese tem como objetivo”; “Conclusão final da dissertação”; agradecimentos a orientadores e dados da instituição (Diretor da Faculdade...); abstract; enfim, tudo que estiver relação com o trabalho acadêmico.

É igualmente importante fazer uma releitura dos originais a fim de evite repetição de informações em capítulos ou itens diferentes.

Seguir as orientações referidas é importante, pois facilita a análise dos originais.

Resumo das orientações:

  • Remover as notas de rodapé incluindo-as no corpo do texto ou eliminá-las. Deixar apenas as que forem realmente necessárias e com textos curtos, pois notas com textos longos são difíceis de manter na mesma página que são chamadas.
  • Caso o obra possua figuras, fotografias ou ilustrações, avalie se são realmente necessárias, e junte aos originais as devidas autorizações de uso de imagem, quando for o caso.
  • Faça uma reformulação na estrutura do trabalho, eliminando capítulos como Metodologia Adotada, Dedicatória, Abstract, Conclusão Final, etc.
  • Não deixe repetições de assuntos em itens ou capítulos.
  • Utilize uma linguagem clara e objetiva, evitando períodos longos e cansativos e privilegiando as orações na ordem direta.Por exemplo: sujeito – verbo – predicado.
  • Atualize as informações, revisando antes da entrega dos originais.
  • Adapte os agradecimentos para o livro, eliminando todos os dados acadêmicos.
  • Restrinja as referências bibliográficas às obras de maior relevância.
  • Primeira Orelha: dica: Sobre o conteúdo da obra, funciona como parte do apelo comercial mas tem um estilo livre e híbrido: não é apenas uma sinopse como também não é resenha crítica. “A orelha precisa convidar o leitor a querer ler o livro, seduzi-lo..." (entre 1,5 2 mil caracteres). Convida uma personalidade da Academia ou do mercado para escrever.
  • Segunda orelha: minicurrículo do autor. Pode usar foto se deseja.
  • Quarta capa: Segue o estilo da orelha, mas tem um apelo mais comercial e versa sobre o objetivo da obra, sobre o autor e o público alvo. Convida uma personalidade da Academia ou do mercado para escrever.