A próxima temporada brasileira de cruzeiros começará apenas no final de outubro, mas o tema atracará na PUC-Rio antes. De olho nas possibilidades do segmento de turismo marítimo, a universidade realizará um curso de extensão dedicado ao tema, entre 12 de agosto a 7 de outubro. O assunto será tratado também num seminário on-line gratuito, marcado para esta quarta-feira, 19 de julho.
O objetivo do curso “A indústria de cruzeiros marítimos”, é apresentar este segmento em detalhes não apenas para amantes dos navios, mas também para quem tem interesse em trabalhar com ele, seja a bordo ou em atividades afins, em portos, empresas de receptivo e agências de viagem. O curso foi idealizado pelo Grupo de Pesquisa em Cruzeiros Marítimos e Fluviais, sediado no Departamento de Metrologia, Qualidade, Inovação e Sustentabilidade, ligado ao Centro Técnico Científico da Puc-Rio.
— Depois da pandemia, a indústria de cruzeiros está crescendo mais que a do turismo em geral. E boa parte da tripulação foi dispensada, dispersou com o tempo e as recontratações ainda estão a todo vapor — explica o professor Reinaldo Castro Souza, líder do grupo de pesquisa e coordenador do curso de extensão.
A visão do professor é apoiada pelas projeções do próprio setor. Segundo dados da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil) e do Ministério do Turismo, a temporada 2023/2024 deverá R$ 3,9 bilhões na economia do país e gerar cerca de 48 mil empregos durante seus sete meses de duração.
Veja fotos de cruzeiro que dará a volta ao mundo em três anos
O curso, que custará no total R$ 1.884, acontecerá de maneira virtual, mas o vivo. As aulas serão aos sábados, das 8h30m às 12h30m, e abordarão sete matérias. Os assuntos irão dos mais gerais, como quais são as empresas do setor e que tipos de passageiros embarcam nos navios, até temas mais elaborados e específicos, como regras portuárias internacionais e noções de logística e infraestrutura. Haverá um módulo só para tratar das habilidades e requisitos esperados de um profissional neste ramo e outro para falar sobre os “mitos e verdades” dos cruzeiros, com curiosidades como o que acontece se um passageiro morre a bordo e como proceder seu um casal briga a ponto de não poder mais dividir a mesma cabine.
Por tratar de assuntos tão variados, o corpo docente combinará professores da PUC de outras universidades e profissionais do mercado, como o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz e o ex-gerente de operações do Píer Mauá, Alexandre Gomes Ferreira.
Um resumo do programa do curso será apresentado no webinário “Oportunidades de carreira na indústria de cruzeiros marítimos”, que acontecerá nesta quarta-feira, às 18h30m. Com 90 minutos de duração, o seminário on-line terá a mediação dos professores Reinaldo e Ana Lúcia e a presença de duas profissionais da área: Carla Pinillos Sciarri, gestora de operações hoteleiras e comerciais da Cunard Lines, e Telma Brito, sócia e diretora da agência Navigare, especializada em cruzeiros. Será gratuito e as inscrições devem ser feitas no site da Coordenação de Cursos de Extensão da Puc. Já as inscrições para o curso de extensão podem ser feitas neste site. O livro pode ser adquirido neste link https://synergiaeditora.com.br/produto/cruzeiros-empreseas-intinerariose-experiencias/