A instituição foi contemplada para sediar o Centro de Excelência em Inteligência Artificial para Energias Renováveis em chamada da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo – FAPESP). O centro funcionará nas dependências do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE/COPPE/UFRJ)), ao qual está acoplado o supercomputador Lobo Carneiro, no Parque Tecnológico da UFRJ.
Com coordenação do professor Alvaro Coutinho, do Núcleo de Atendimento a Computação de Alto Desempenho (Nacad), o Centro tem como objetivo implantar ferramentas e processos de IA para a transição energética, envolvendo as energias renováveis. Seu orçamento é de cerca de R$ 29 milhões, somando o investimento da Fapesp, a infraestrutura da Coppe e das instituições parceiras: Repsol Sinopec Brasil, PhDsoft e tde. Também fazem parte da composição orçamentária, a infraestrutura do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e do Parque Tecnológico Itaipu, além de aporte da Faperj.
A iniciativa da Faperj foi lançada em 2021, no âmbito de um convênio de cooperação científica e tecnológica com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério das Comunicações (MCom) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Saiba mais no Planeta Coppe Notícias: https://lnkd.in/dsJJWGum
#coppe60anos #energiasrenovaveis #inteligenciaartificial #AI #pesquisa #tecnologia #inovacao