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ISBN: 9788568483688-1 Categorias: , ,

IMPACTO AMBIENTAL NA SUBSTITUIÇÃO DE COMBUSTÍVEL AUTOMOTIVO CONVENCIONAL (USP TRANSIÇÃO ENERGÉTICA)

R$70,00

De forma expressiva, o gás natural é utilizado como combustível veicular (GNV) no Brasil desde a década de 1990, principalmente em carros de passageiro. Já a expansão do uso do gás em veículos pesados (ônibus e caminhões) tem enfrentado barreiras. Este recurso energético é reconhecido em diversos países como bastante interessante na substituição de óleo diesel em frotas de veículos pesados. Estudos científicos comprovam vantagens obtidas através da utilização de um combustível menos poluente, mais barato e amplamente disponível. A questão da poluição nas grandes cidades, assim como a necessidade da mitigação das mudanças climáticas coloca o gás natural como uma solução relevante. O objetivo deste livro foi demonstrar como os conceitos modernos de transporte sustentável convergem com estratégias de promoção de utilização do gás natural veicular no transporte, como substituto ao óleo diesel.

Descrição

Autor: EDMILSON MOUTINHO, RODRIGO GALBIERI, THIAGO BRITO, PAUL POULALLION E DOMINIQUE MOUETTE
Editora: SYNERGIA EDITORA
ISBN: 9788568483688
Ano: 2018
Edição: 1
Páginas: 232
Peso: 400
Formato: 16×23
Encadernação: Brochura
SÉRIE USP-SYNERGIA-RCGI

SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO, 1
1 – REVISAR, ADAPTAR E DIFUNDIR OS CONCEITOS DE TRANSPORTE SUSTENTÁVEL E DO PAPEL DO GNV, 9
1.1 Introdução, 9
1.2 Setor de Transportes e Energia, 10
1.3 Transporte Sustentável, 13
1.3.1 A importância do planejamento urbano e dos mecanismos de comando e controle na
promoção do transporte sustentável, 18
1.4 Impactos da Poluição na Saúde, 21
1.5 O GNV e a Qualidade do Ar, 28
1.6 Poluição Sonora, 32
1.6.1 Principais fontes de ruído do caminhão de coleta de lixo com compactador, 34
2 – COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS E TECNOLOGIAS
PARA VEÍCULOS PESADOS, 39
2.1 Histórico do GNV no Brasil, 39
2.2 Situação atual do GN no Brasil, . 41
2.3 O GN e os veículos a GNV, 43
2.4 Potencial do gás natural como combustível de
transição para um transporte sustentável,  51
2.5 Projeto Ecofrot, 53
2.6 Biogás, 56
2.7 Tratamento do biogás para uso como combustível veicular, 58
2.8 Tecnologias de veículos a gás natural, 61
2.8.1 Funcionamento dos motores de combustão interna, 65
2.8.2 A cadeia da conversão dos motores ao metano, 73
2.8.3 Conversão de motores para uso de gás, 76
2.8.4 Justifi cativa das conversões, 79
2.8.5 Purifi cação do Gás, 80
2.8.6 Armazenamento do gás, 85
2.8.7 Sistemas de injeção, 88
2.8.8 Conjunto de equipamentos de conversão – Kits, 89
2.8.9 Motores, 90
2.8.10 Ottolização, 94
2.9 Tipos de Veículos Coletores, 98
2.9.1 Experiências de utilização de GNV em
veículos pesados no Brasil, 101
2.10 Conclusões, 110
3 – CORREDOR AZUL E CAMINHÃO DE LIXO, 115
3.1 Introdução, 115
3.2 Simulação de um Corredor Azul para o Estado de São Paulo, 117
3.3 Conclusões, 124
4 – EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS DE USO DO GÁS NATURAL EM
TRANSPORTE RODOVIÁRIO, 125
4.1 GNV para Caminhões no Mundo, 126
4.2 Casos Estudados, 130
4.2.1 Berlim – Alemanha, 130
4.2.2 Kungsbacka – Suécia, 131
4.2.3 Groot Industries, Inc. – Estados Unidos, 132
4.2.4 Lisboa – Portugal, 133
4.2.5 Madri – Espanha, 134
4.2.6 Milwaukee – Estados Unidos , 136
4.2.7 Republic Services – Estados Unidos,  137
4.2.8 Sundsvall – Suécia,  139
4.2.9 Surrey – Canadá, 140
4.3 Conclusões,  144
5 – MODELOS DE SIMULAÇÃO SIMPLIFICADOS PARA A ANÁLISE DE
IMPACTOS AMBIENTAIS NO CASO DE CAMINHÕES DE COLETA DE LIXO, 147
5.1 Inventário de Fontes Móveis, 147
5.2 Modelo, 148
5.2.1 Modelo adotado no presente estudo, 148
5.2.2 Resultados,  151
5.3 Conclusões, 152
6 – ANÁLISE CRÍTICA E PROPOSIÇÃO DE ALTERNATIVAS DE SUBSTITUIÇÃO
DO CAMINHÃO CONVENCIONAL (ÓLEO DIESEL) POR UM CAMINHÃO A GNV, 155
6.1 Questionário, 159
6.1.1 Conclusões dos questionários, 166
7 – ANÁLISE ECONÔMICA DA ADOÇÃO DO GNV NA FROTA DE CAMINHÕES DE LIXO, 169
7.1 Operação em Sorocaba,  171
7.2 Análise Técnica dos Sistemas Ofertados,  175
7.2.1 Retrofi t,  179
7.2.2 Emissões,  180
7.3 Especifi cidades das Tecnologias para diesel e para GNV, 181
7.3.1 Abastecimento dos combustíveis, 181
7.3.2 Especifi cação dos cilindros de gás, 185
7.3.3 Compressão e custos envolvidos, 186
7.4 Análise Comparativa dos Custos, 187
7.4.1 Consumo e custo do combustível diesel,187
7.4.2 Consumo e Custo do Combustível GNT,189
7.4.3 Outros dados, 191
7.5 Resultados, 192
7.6 Conclusões e Recomendações, 197
8 – CONCLUSÕES GERAIS, 203
REFERÊNCIAS, 207
APÊNDICE – QUESTIONÁRIO, 215

Informação adicional

Peso 400 g
Dimensões 1,3 × 16 × 23 mm

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